loader

De norte a sul do país, ações educativas priorizam os futuros condutores

O evento aconteceu nesta sexta-feira (11) e sábado (12), em escolas estaduais do município de Três Lagoas, para cerca de 600 alunos, com idade de oito a nove anos.


Assessoria de comunicação do ND



Com o intuito de obter melhorias no trânsito brasileiro, instituições investem em políticas públicas de educação no trânsito. De norte a sul do país, estados desenvolvem ações valiosas com a finalidade de investir nesta geração de novos condutores e assim proporcionar melhorias no cotidiano da população.

 
No estado do Acre, mais precisamente na cidade de Cruzeiro do Sul, na Campanha de Educação de Trânsito/2016, houve o envolvimento de aproximadamente 550 estudantes de sete escolas do município. A palestra "Educação Muda a Consciência e Transforma o Trânsito" tem o objetivo de atingir crianças e adolescentes com ações educativas para formar uma geração de pedestres, ciclistas e condutores mais prudentes no trânsito. A intensão do Detran local é atingir todas as escolas da rede pública do vale do Juruá, no Acre.  
Em Roraima, no município de Cabixi, alunos do 1º ao 4º ano infantil da rede pública foram orientados sobre a importância de respeitar a sinalização de trânsito, como atravessar na faixa de pedestre e como usar os equipamentos de segurança do veículo. Para melhor aprendizado as crianças foram orientadas por meio de brincadeiras, músicas e vídeo educativo sobre Família no Trânsito.
 
De acordo com o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito em Roraima (CIRETRAN), Maycon Baranoski, ?despertar o interesse das crianças desde cedo para a questão do trânsito é importante, pois além de ensiná-las, se transformam em multiplicadores e fiscalizadores das ações dos pais e criamos a boa conduta dos futuros condutores?.

No estado do Mato Grosso do Sul, a ação ?Criança no trânsito: um passo seguro, contará com salas de aulas temáticas e um circuito externo, onde a criança aprende a ter atitudes seguras no trânsito, no papel de pedestre e ciclista. Também serão realizadas atividades lúdicas com objetivo de testar o conhecimento das crianças por meio de um programa interativo que simula a vida real.

O vento aconteceu nesta sexta-feira (11) e sábado (12), em escolas estaduais do município de Três Lagoas, para cerca de 600 alunos, com idade de oito a nove anos. 

Já na região sul do país em Criciúma/SC, acontecerá entre os dias 14 e 18 de março, projeto educativo desenvolvido para crianças de 5 a 11 anos. Com entrada gratuita, o projeto oferecerá às crianças a oportunidade de trafegar de bicicleta em um circuito de estrutura inflável que simula as vias de uma cidade com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Durante toda a atividade, orientadores acompanharão os futuros condutores e darão orientações em relação à sua conduta no trânsito. O passeio pelo circuito levará em média, 30 minutos.



Por Renilda Silva 

Veja também

Normativa 22/01/2016

Código de Trânsito Brasileiro completa 18 anos

Código foi fundamental para criar a consciência da responsabilidade e tornar o trânsito mais seguro, diz ministro das Cidades.

Nos Detrans 29/03/2016

Detran PE quase parado, e ainda com cobrança de novas taxas

Serviços que eram gratuitos, como a vistoria, agora serão pagos

Nos Detrans 10/06/2016

Lei Seca autua 116 condutores, recolhe 11 CNHs e apreende maconha

Durante operação realizada na noite dessa quarta-feira, em Boca da Mata, polícia também apreendeu arma de brinquedo