loader

Autoescolas paranaenses: Associação de condutores (ASCEFOCON) não tem legitimidade para representar autoescolas do paraná, afirma procuradoria

Simulador de Direção Veicular

Notícias de Trânsito

Em ação que manteve a obrigatoriedade do simulador, a Procuradoria da Regional da União do Estado do Paraná proferiu manifestação na Ação Civil Pública nº 5033690-73.2016.4.04.7000, em tramite na 11ª Vara Federal de Curitiba, no Estado do Paraná, afirmando que a ASCEFOCON, entidade representada pela sindicalista OLGA CATARINA ZANONI, não tem legitimidade para representar os Centros de Formação de Condutores Paranaenses.

Afirma a Procuradoria: 'Portanto, como pode lá ser constatado, a associação autora não tem por finalidade em seu estatuto social a proteção ao patrimônio público e social, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência (...)'.

Em suma, a legitimidade da ASCEFOCON é limitada a tratar de interesses privados, o que limita sua atuação a interesses particulares, impossibilitando, portanto, que ela possa manifestar-se publicamente em favor de interesses sociais. Resumindo, os argumentos apresentados pela Procuradoria Regional da União confirmam a natureza dissidente da ASCEFOCON, especialmente porque no Estado do Paraná existe o Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Paraná, cujo Presidente é Justino Rodrigues da Fonseca, que também preside a Federação Nacional das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores (FENEAUTO).

A Procuradoria Regional da União também garantiu que o uso obrigatório do simulador de direção veicular é comprovadamente positivo, a exemplo do que já ocorre em outros países onde a ferramenta tecnologia é utilizada.

O processo segue para decisão judicial, que analisará os argumentos apresentados e deve proferir sua decisão brevemente.


Abaixo, confira trecho da decisão. A íntegra da decisão encontra-se disponível em http://www.jfpr.jus.br/


Veja também

Nos Detrans 23/03/2016

Detran GO abriu nesta segunda (21) sistema para agendamento de provas de direção

Com isso, os candidatos terão que ter, no mínimo, 25 aulas práticas de direção, que substituirão as cinco aulas realizadas nos equipamentos.

Tecnologia 19/04/2016

Detran começa a aplicar provas informatizadas para motoristas em Trindade

Segundo o o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, a partir do próximo mês os candidatos poderão se submeter à prova de Legislação de Trânsito com maior comodidade e flexibilidade de horário.

Tecnologia 02/05/2016

Detran lança edital para contratação de empresa especializada na emissão de CNH

Além da emissão de CNH, o objeto da licitação também contempla: contratação de empresa especializada na confecção, personalização, acabamento e emissão de PID, CNH e suas variantes