loader

Aulas práticas do Detran começam a ser filmadas



Cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos serão as primeiras a usar a tecnologia

Correio do Povo



As aulas práticas de direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) começaram a ser registradas em forma de vídeo e áudio, a partir desta quinta-feira, em 29 cidades gaúchas. Conforme o diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski, a medida, que será gradual no Estado, tem como objetivo permitir maior controle e segurança ao processo de habilitação, reduzir erros e possibilitar a extração de relatórios estatísticos detalhados.

"Para a melhor formação dos nossos condutores, é necessário mostrar todas as aulas práticas, teóricas e também os exames. Esse sistema irá qualificar o processo de habilitação do nosso Estado, trazendo maior transparência, controle, segurança e uma demonstração da realidade vivencial", expôs o diretor-geral.

O calendário também prevê o início das filmagens das provas práticas para a carteira de habilitação a partir de 01 de novembro. Szinvelski afirmou que as câmeras ficarão instaladas dentro dos veículos filmando, principalmente, os pedais e o volante.

"(As câmeras ficarão) nos veículos, instalados para filmar o volante, os pedais, e para controlar todas as manobras efetuadas pelo candidato, e também o seu manejo do veículo. Essas imagens são reservadas e o sistema é gerenciado pela Procergs. Então, essas imagens, e esses dados, terão acompanhamento dos técnicos do Detran", destacou Szinvelski.

As primeiras cidades que começaram a aplicar esse modelo foram da Região Metropolitana e Vale do Sinos: Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Campo Bom, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas e Viamão.

Veja também

Nos Detrans 29/02/2016

Detran SP faz leilão de 787 veículos em Osasco na terça (01/03) e quarta (02/03)

O leilão será realizado de forma presencial e online, na terça (1º/3) e na quarta (2/3), a partir das 10h, no auditório do leiloeiro localizado na rua Lord Cockrane, 616, no Ipiranga, em São Paulo.

Normativa 01/06/2016

Greve de examinadores impede 200 alunos de fazer testes de CNH no DF

Categoria diz que falta água, banheiro e sombra em área em Taguatinga. Grupo também critica biometria; provas práticas começariam às 6h.

Normativa 29/04/2016

Uso de aplicativos de celular e redes sociais para burlar blitze poderá ser penalizado

Pela emenda apresentada pelo dep. Hugo Leal, a pena para quem divulgar locais, datas e horários de fiscalizações feitas pelo Detran vai de um a dois anos de detenção ou multa