loader

Atenção autoescolas: Comissão da câmara dos deputados aprova, por unanimidade, projeto que exclui do CFC 100% da formação teórica



Tramita, na Câmara dos Deputados Federais, o Projeto de Lei que transforma as 45 horas aula de formação teórica, obrigatoriamente presenciais, em Ensino à Distância (EAD).


Portal Notícias de Trânsito

Tramita, na Câmara dos Deputados Federais, o Projeto de Lei n°1128/2015, de autoria do Deputado Federal Alfredo Nascimento (PR-AM), que transforma as 45 horas aula de formação teórica, obrigatoriamente presenciais, em Ensino à Distância (EAD). Desta maneira, caso aprovado o projeto, fica desobrigada a supervisão, a orientação e a instrução, aos novos condutores, através dos Centros de Formação de Condutores - CFCs.

O Projeto de Lei já foi aprovado unanimemente pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara dos Deputados, em Brasília, e agora está aguardando relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PL n° 1128/2015 representa um retrocesso para a sociedade brasileira, especialmente porque desrespeita a tendência de se garantir uma formação qualificada e especializada, o que só é possível por meio de profissionais preparados e dedicados à finalidade de formar os futuros condutores do país, disponíveis exclusivamente nos CFCs.

Os atuais Centros de Formação de Condutores passam por um processo de reestruturação e modernização, adaptando-se ao mundo moderno e posicionando-se como instituição de ensino de condutores, afastando-se, a cada dia, do conceito defasado das antigas autoescolas. Torna-se cada vez mais frequente CFCs que funcionam como espaços dedicados ao estudo do trânsito e à boa formação dos condutores, transformando a relação entre o cidadão e o trânsito num processo continuado de educação, iniciado pela formação teórica, avançando para prática e, depois, para a reciclagem, os cursos especializados, etc. Tudo isso num ambiente controlado, orientado e supervisionado pelos CFCs, os quais, atualmente, utilizam tecnologias modernas para o aperfeiçoamento da educação.

Espera-se que a iniciativa do parlamentar autor do projeto de lei em referência não vá adiante, assim como, que o relatório na CCJ seja contrário, impedindo o prosseguimento da aplicação do EAD sem a participação dos CFCs. Para isso é fundamental que haja unidade da categoria em relação ao assunto. Afinal, como bem disse o atual Senador da República, Roberto Requião: "Quem dá as costas a um aliado pode levar um tiro do inimigo".

Veja também

Normativa 25/08/2016

Encontro Nacional dos Detrans está sendo realizado em Pernambuco

Nesta quarta-feira (24), primeiro dia do encontro, acontece uma reunião técnica onde os 27 departamentos de trânsito poderão discutir assuntos pontuais e problemas comuns enfrentados em cada região do país.


Tecnologia 01/01/2016

Proteste quer redução de prazo para inclusão de controle eletrônico em carros do Brasil

Contran prorrogou obrigatoriedade da tecnologia.

Normativa 06/04/2016

Falhas na biometria do Detran geram protesto de autoescolas em Cabo Frio

Grupo se concentrou na tarde desta terça (5) em avenida de Cabo Frio, RJ. Detran afirma que manterá o sistema em funcionamento.