loader

Atenção autoescolas: Comissão da câmara dos deputados aprova, por unanimidade, projeto que exclui do CFC 100% da formação teórica



Tramita, na Câmara dos Deputados Federais, o Projeto de Lei que transforma as 45 horas aula de formação teórica, obrigatoriamente presenciais, em Ensino à Distância (EAD).


Portal Notícias de Trânsito

Tramita, na Câmara dos Deputados Federais, o Projeto de Lei n°1128/2015, de autoria do Deputado Federal Alfredo Nascimento (PR-AM), que transforma as 45 horas aula de formação teórica, obrigatoriamente presenciais, em Ensino à Distância (EAD). Desta maneira, caso aprovado o projeto, fica desobrigada a supervisão, a orientação e a instrução, aos novos condutores, através dos Centros de Formação de Condutores - CFCs.

O Projeto de Lei já foi aprovado unanimemente pela Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara dos Deputados, em Brasília, e agora está aguardando relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PL n° 1128/2015 representa um retrocesso para a sociedade brasileira, especialmente porque desrespeita a tendência de se garantir uma formação qualificada e especializada, o que só é possível por meio de profissionais preparados e dedicados à finalidade de formar os futuros condutores do país, disponíveis exclusivamente nos CFCs.

Os atuais Centros de Formação de Condutores passam por um processo de reestruturação e modernização, adaptando-se ao mundo moderno e posicionando-se como instituição de ensino de condutores, afastando-se, a cada dia, do conceito defasado das antigas autoescolas. Torna-se cada vez mais frequente CFCs que funcionam como espaços dedicados ao estudo do trânsito e à boa formação dos condutores, transformando a relação entre o cidadão e o trânsito num processo continuado de educação, iniciado pela formação teórica, avançando para prática e, depois, para a reciclagem, os cursos especializados, etc. Tudo isso num ambiente controlado, orientado e supervisionado pelos CFCs, os quais, atualmente, utilizam tecnologias modernas para o aperfeiçoamento da educação.

Espera-se que a iniciativa do parlamentar autor do projeto de lei em referência não vá adiante, assim como, que o relatório na CCJ seja contrário, impedindo o prosseguimento da aplicação do EAD sem a participação dos CFCs. Para isso é fundamental que haja unidade da categoria em relação ao assunto. Afinal, como bem disse o atual Senador da República, Roberto Requião: "Quem dá as costas a um aliado pode levar um tiro do inimigo".

Veja também

Educação 11/04/2016

Exigência de exame toxicológico bloqueia 1,5 mil habilitações no Piauí

Exame é obrigatório para emissão e renovação de CNH desde 2 de março. Em Teresina, 13 postos já realizam a coleta de material para o exame


Educação 15/06/2016

Carros são incendiados em pátio do Detran em Boa Esperança, MG

Segundo a Polícia Militar, funcionário teria visto suspeitos fugindo do local. Nove veículos, incluindo uma viatura da Polícia Civil, foram queimados.

Educação 09/05/2016

Detran oferece curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir

Curso superação do medo de dirigir.